Recursos Humanos: O que é e qual é a sua importância?

Tempo de leitura: 8 minutos

Muitas pessoas se perguntam sobre o que é recursos humanos e o que faz um profissional da área. Geralmente, as pessoas conhecem o setor de RH apenas por ser onde temos que ir no primeiro e último dia emprego. Você sabe o que é Recursos Humanos e como essa área funciona?

A área de RH também é conhecida como gestão de recursos humanos, Departamento Pessoal e Gestão de Pessoas, esse setor é responsável pela conciliação dos interesses da empresa e dos funcionários.

Pensando nisso, vamos responder abaixo as maiores dúvidas sobre a área de Recursos Humanos e sua importância para as empresas. Para aprender tudo sobre o tema, continue com a gente!

O que é Recursos Humanos?

A área de recursos humanos é uma das partes mais importantes de qualquer empresa que deseja ter sucesso. O RH é responsável por gerir os relacionamentos internos, realizar o processo de recrutamento, colocar mão de obra qualificada dentro da corporação e auxiliar no desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Devido essas responsabilidades, o Departamento Pessoal tem uma missão estratégica dentro das empresas. Os resultados do negócio ficam comprometidos, caso o setor não tenha sucesso no recrutamento e seleção de talentos ou não crie estratégias de engajamento.

Os profissionais de RH, além de serem responsáveis por desligar pessoas que possam trazer problemas para a empresa, são responsáveis por identificar e formar líderes. Promover as pessoas certas e solucionar conflitos internos, também é uma das responsabilidades da área de recursos humanos.

Além de fazer o recrutamento e seleção das pessoas, o RH é responsável pelo processo de Onboarding dos novos colaboradores, pelo acompanhamento aproximado, dando e recebendo feedbacks, e pelas estratégias de engajamento, como ações de Employer Branding.

Um fator muito importante para o sucesso da área dentro da corporação, é a contribuição para o desenvolvimento profissional dos colabores da empresa. O RH pode tornar os colaboradores mais eficazes, capazes de resolver problemas, motivados e, consequentemente, trazendo mais resultados para a corporação. Auxiliando assim para que os objetivos do negócio sejam atingidos com excelência e em um menor prazo.

O que é RH Tech?

O termo RH Tech é a união da TI e do RH, que tem como intuito o uso de tecnologia na gestão de pessoas. Assim, processos comuns — como admissões, demissões, cálculo salarial, turnos, entradas, recrutamento, seleção etc. — podem ser obtidos de forma digital, com a garantia da manutenção do controle e da eliminação dos problemas.

O monitoramento da produtividade, treinamento e as capacitações, são exemplos de como a tecnologia pode auxiliar nas rotinas dos profissionais de recursos humanos.

Nesse último caso, o RH passa a contar com sistemas educacionais na nuvem, ferramentas de gaming, recursos de educação a distância e muito mais. Então, o que exatamente significa o RH Tech? Esse termo consiste em uma abordagem diferenciada, que conta com a tecnologia para alavancar as práticas de RH dentro da empresa. Com isso, a organização alcança diferenciais competitivos que permitem o destaque do empreendimento perante o mercado.

Assim, fica claro que o RH Tech gera mais rentabilidade para o negócio. Os gestores de recursos humanos podem, por exemplo, selecionar as ferramentas disponíveis a partir de um ponto de vista funcional e analítico. Por sua vez, a TI ajuda em diferentes etapas, inclusive na parte de implantação e suporte, a fim de que o empreendimento obtenha os melhores resultados.

RECEBA GRÁTIS O E-BOOK - RHTECH

O que é gestão de recursos humanos?

A Gestão de RH tem como missão, fazer com que a organização e o colaborador alcancem seus objetivos e mantenham uma boa relação trabalhista.

Através da utilização de metodologias e técnicas, o setor de RH consegue gerenciar as relações humanas em uma empresa de modo saudável. Os profissionais de recursos humanos trabalham para assegurar um ambiente organizacional motivador e agradável levando em consideração os objetivos dos colaboradores e do negócio.

Os objetivos dos funcionários variam, mas reconhecimento profissional e realização pessoal quase sempre estão dentro de seus principais objetivos. Já para as empresas, os objetivos maiores são crescimento do negócio no mercado, sobrevivência e a obtenção de lucros.

As corporações já perceberam que não é saudável que o funcionário exerça sua função sem um objetivo claro. Muitos prejuízos podem surgir quando o colaborador percebe que a empresa não se preocupa com ele ou com seus objetivos.

É por isso que a Gestão de RH é essencial para qualquer negócio. Quanto mais saudáveis e benéficas forem as relações humanas no ambiente corporativo, mais a empresa crescerá.

O que faz uma empresa de RH?

Uma empresa de RH, normalmente, é a terceirização da área de recursos humanos. Outras empresas a contratam para que ela seja responsável pelos processos de gestão de pessoas. A maioria dessas empresas são especializadas em recrutamento e seleção.

As empresas de RH podem também funcionar como Outsourcing para os processos de retenção e motivação de pessoas. Por meio de consultorias e dinâmicas, elas auxiliam na melhoria das condições de trabalho e no engajamento do colaborador.

Como funciona uma consultoria de RH?

Uma consultoria de RH auxilia com um papel estratégico dentro da organização. O intuito é auxiliar na construção dos processos dos colaboradores, desde recrutamento e seleção, até a folha de pagamento.

O consultor de RH certamente é uma excelente opção para quem não tem um departamento de RH formado, ou está construindo um e deseja fazê-lo da melhor maneira.

Ferramentas de Recursos Humanos

Contar com a tecnologia na empresa é uma excelente estratégia para desenvolver uma gestão otimizada e inteligente. O RH apresenta uma série de procedimentos burocráticos, que podem se tornar mais ágeis com o uso das ferramentas certas.

O cálculo da folha de pagamento, por exemplo, é uma tarefa burocrática, que envolve uma série de fatores. Realizar esse procedimento manualmente aumenta a chance de erros, o que pode provocar grandes prejuízos e até mesmo processos trabalhistas.

Acompanhar as normas é um processo complexo, pois elas constantemente se atualizam e são muito numerosas. Mas com um software de RH, há muito mais facilidade nessas atividades. O programa acompanha as regras, evitando que você cometa equívocos nos procedimentos. Assim, as demandas e prazos do RH são cumpridos com efetividade.

A informação circulando por um excesso de canais pode render para o RH um trabalho a mais para integrar os dados, o que demanda tempo e dinheiro. Mas, com um software de RH, isso não acontece. O programa permite que toda a informação fique centralizada em uma única via.

Um software para automatização do RH permite também que a informação esteja mais segura. Isso acontece porque a ferramenta armazena os dados de maneira a evitar que eles sejam perdidos, pois ela conta com uma tecnologia avançada. Assim, se o computador tem algum defeito, o programa preserva as informações.

Outra vantagem é que o acesso aos arquivos é realizado de forma restrita, com senha. Só quem controla os dados do RH pode consultar e alterar esses registros.

Com isso, os profissionais têm mais facilidade e segurança para lidar com os processos da corporação, tendo mais controle das atividades. Isso permite poupar tempo e recursos financeiros, além de facilitar na padronização dos procedimentos.

Ferramentas de Recrutamento e Seleção

Os softwares de RH oferecem alternativas para facilitar a realização de contratações na corporação. Com eles, é possível organizar as informações referentes aos candidatos, traçar perfis comportamentais e fazer análises mais completas.

Isso facilita o processo de recrutamento e seleção, permitindo que as admissões sejam mais assertivas. A empresa terá mais agilidade em todo o processo e ainda alcançará melhores resultados, principalmente na contratação de desenvolvedores.

Outra grande vantagem é a otimização dos processos, o que traz mais flexibilidade para o cotidiano de trabalho. O programa evita que os dados fiquem fragmentados, o que traz uma série de benefícios para o Departamento Pessoal.

A área de gestão de pessoas sem dúvida é complexa e cheia de processos. Se você deseja receber mais conteúdos como esse cadastre-se em nossa newsletter e siga nossas páginas no Facebook e Linkedin. 

Precisa de ajuda para contratar dev?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *