Como gerir conflito de gerações na sua equipe de desenvolvimento?

Tempo de leitura: 3 minutos

No mercado de trabalho atual existem pelo menos 3 gerações coexistindo em um mesmo ambiente. Cada uma delas com suas próprias crenças, valores e visão de mundo.

A cultura e dinâmica das empresas tem que se ajustar, para cada mudança de geração, possibilitando assim uma redução no choque cultural. A geração dos Millenials, aqueles que nasceram entre 1980 e 1997 já é presença forte em grande parte do mercado de trabalho.

As gerações X e Baby Boomers que antes conviviam em sua maioria no mercado tinham várias similaridades, e isso mudou com a chegada dos Millenials que trouxeram inovações e novos processos.

No mercado de desenvolvimento de software não é diferente, e a dinâmica e mutabilidade da tecnologia favorecem um pouco quem entrou mais recentemente ou está se inserindo agora como programador em uma empresa.

Por isso surgiu a necessidade de trabalhar com equipes multi gerações e saber administrar os conflitos para que o time produza ao máximo.

Estimule e incentive a comunicação dentro do ambiente de trabalho entre gerações

O trabalho em um ambiente em que as pessoas não conhecem umas as outras pode ser cansativo e pouco produtivo. Isso se agrava caso haja muitas gerações diferentes trabalhando em um mesmo ambiente. Uma maneira de resolver esses conflitos e aumentar a intensidade e produtividade do trabalho, é estimular a comunicação e interação entre os colaboradores.

Com desenvolvedores, aplicar a metodologia Scrum e fazer reuniões diárias, e planejamento com o consenso de todos pode ser um bom caminho para uma discussão saudável entre as gerações e criação de empatia.

A interação interpessoal possibilita a criação de uma maior sensibilidade pelo próximo, o que contribui também para a compreensão das diferenças existentes entre essas pessoas.

Existem diversas formas de incentivar essa aproximação, os eventos empresariais por exemplo, também são uma boa maneira, treinamentos e incentivar os colaboradores  a trocarem de lugar dentro do escritório e conviverem com diferentes pessoas pode auxiliar nesses objetivos.

Deixe claro quais são as expectativas de trabalho e os objetivos da empresa

As visões de sucesso das diferentes gerações muitas vezes não são compatíveis. Para alguns quando uma tarefa é cumprida antes do prazo é sinal que ela foi bem feita. Para outros, cumprir dentro do prazo já basta. Essas diferenças podem influir muito no conflito entre gerações.

Muitas vezes quando um Millenium é promovido a um cargo de liderança e confiança, ele tem um grande desafio, pois as outras gerações, provavelmente estarão em um cargo comandado pelo profissional mais jovem. Essa situação vai demandar muito jogo de cintura do Millenium para contornar a situação através de conversa e ações bem tomadas.

Por exemplo, caso o jovem da geração Y seja um scrum master, e no time de desenvolvedores tenham pessoas das gerações X e Baby boomers, é preciso que a empatia seja muito bem trabalhada para o desenvolvimento correr normalmente e o software ser entregue.

Por isso é muito importante que esteja claro por parte da organização o que ela espera de um líder e quais são os seus objetivos, evitando esse tipo de conflito.

Para exemplificar um pouco o comportamento de cada geração, separamos um vídeo, que exemplifica padrões de comportamento, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Vale a pena conferir!

//www.youtube.com/watch?v=98e6rKv9lO0

Curta nossa página do Facebook e fique por dentro de nossas novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *